Arinto & Touriga
Arinto
Apresenta cachos de tamanho médio, compactos e bagos pequenos.
A Arinto é casta branca autóctone, é cultivada em todo o país com especial destaque na DOP Bucelas, apresentando no geral boa finidade com os porta-enxertos tradicionais.
Com grande valor do ponto de vista enológico, os vinhos apresentam geralmente uma cor cítrica aberta e boa acidez, com aromas cítricos e por vezes mineral, medianamente intensos e com elevada capacidade de envelhecimento.
A sua acidez vibrante e frescura intensa, a casta Arinto é perfeita para produzir vinhos brancos de alta qualidade e com personalidade única.
Arinto é conhecida pela sua capacidade de transmitir as características do terroir em que é cultivada, o que significa que cada vinho Arinto é único e reflecte a região de onde vem.
É frequentemente utilizada na produção de vinhos de lote e também de vinho espumante.
Touriga Nacional
Casta tinta autóctone é cultivada em todo o país, de norte a sul, apresentando uma tendência de desenvolvimento signitivamente crescente.
Adapta-se a todos os tipos de solo embora exija elevada insolação e calor, apresenta bom comportamento com a maioria dos porta-enxertos, desde que correspondam à fertilidade e disponibilidade hídrica do solo.
Sendo uma casta de maturação tardia, é das últimas a ser vindimada. Com boa produtividade na vinha e regular de ano para ano.
Os vinhos obtidos são geralmente complexos e de qualidade muito elevada apresentando grande intensidade das componentes da cor e aroma, geralmente redondo e macio lembrando frutos silvestres maduros; apresentam também uma elevada capacidade para o envelhecimento e em particular em madeira.
Com casta rainha, origina vinhos de enorme qualidade, a solo ou em lote, oferece potencial de envelhecimento, em madeira (onde mostra a sua personalidade forte e acrescenta tanino) e na garrafa. É, naturalmente, uma variedade que transporta os vinhos portugueses pelo mundo fora, confere notoriedade e qualidade garantida.